No mundo atual, com mais de 3,7 bilhões de pessoas com acesso à internet, não nos resta dúvidas de que as estratégias digitais são imprescindíveis para as empresas conectarem-se com o seu público. No Brasil, mais de 60% da população utiliza ativamente a rede e, cada vez mais informada, quer soluções customizadas, e espera que as organizações apresentem ofertas que atendam às suas demandas específicas.
Para prosperar neste ambiente cada vez mais digital, as empresas precisam desenvolver um bom planejamento estratégico e efetuar a pesquisa de mercado (benchmarking).
O que é benchmarking no marketing digital?
O benchmarking é o processo através do qual aprendemos observando nossos concorrentes, com o objetivo de compreendermos o nosso próprio negócio. Isso pode ser feito mediante a análise das suas conquistas ou erros, que práticas adotaram, que ferramentas utilizaram ou que estilo de comunicação, imagens ou vídeos foram utilizados.
O que é pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é a ação de recolher informações sobre as necessidades e as preferências dos consumidores assim como da área do negócio e das estratégias adotadas pela concorrência, com o objetivo de avaliar os riscos e as oportunidades e atender melhor o mercado.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Siga os seguintes passos para fazer uma pesquisa de mercado:
- Determinar o que se pretende obter com a pesquisa
- Avaliar que método de pesquisa a utilizar e quais são os custos
- Definir o público-alvo
- Fazer uma lista dos concorrentes principais
- Preparar questões relativas à pesquisa
- Escrever um resumo sobre os resultados
Qual é o objetivo da pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado pode servir para um dos seguintes objetivos:
- Identificar oportunidades de fazer crescer o seu negócio, na tentativa de perceber, por exemplo, quais são as novas tendências em determinada área;
- Obter um perfil dos seus clientes (idade, género, localidade) e de suas respetivas preferências
- Monitorizar as ações da concorrência no mercado
- Mitigar os riscos das suas decisões empresariais