Escolhendo um domínio

Internet

Escolher corretamente um dominio de website para seu negócio ou blog pode simplificar sua vida e de seus clientes no futuro.

Definição de domínio

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Endereço na internet: 201.102.87.102

Dominio: meusite.com.br

No Brasil O Registro.br é o departamento do NIC.br responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o ".br". O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br foi criado para implementar as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br, que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas e serviços da Internet no País.

Sendo assim, caso voce precise registrar um domínio que possua a terminação BR, voce poderá registrar diretamente na empresa que regulamenta o serviço no país.

Como escolher seu domínio?

1º Passo: CATEGORIA

A escolha de um domínio de internet depende muito do uso no qual vai ser destinado. De um modo geral voce pode seguir a regra de categoria que existe no próprio website do registro.brcomo guia. (https://registro.br/dominio/categoria.html)

As categorias mais comuns seguem abaixo:

ART.BR - Artes: música, pintura, folclore.

COM.BR - Atividades comerciais.

ECO.BR - Atividades com foco eco-ambiental.

EMP.BR - Pequenas e micro-empresas.

NET.BR - Atividades comerciais.

ONG.BR - Atividades no governamentais individuais ou associativas .

2º Passo: NOME

Depois de selecionar a categoria voce deve procurar o nome que deseja. Existem muitas empresas oferecendo o serviço de compra de domínios. Logicamente voce deve escolher a que atende as suas necessidades ou especificações.

Minha sugestão é godaddy.com. Possui atendimento no Brasil possui muitas funcionalidades interessantes para expandir o serviço caso necessite depois. Além disso possui interface com os principais serviços de email como o google apps por exemplo.

Algumas dicas para não ERRAR na escolha do nome:

  • Nomes curtos. Lembre-se que essa será a extensão dos seus emails também.

  • Nomes fácies. meusite.com é um nome facil. mstebr.com já é difícil.

  • Cuidado com a lingua. Evite um nome que não funciona em outra lingua ou seja dificil para seus clientes pronunciarem.

Fonte: dinomark.io


Post anterior Post seguinte


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados